domingo, 29 de setembro de 2013

OS DOIS BODES: EXPIATÓRIO E EMISSÁRIO


O bode expiatório: foi aquele que sofreu o castigo, sofreu as conseqüências, e com seu próprio sangue (oferecido ao Senhor pelo pecado do povo) pagou o preço da rebeldia do povo de Deus (Lev. 16:15 / I João 1:7 )
O bode emissário: emissário é um mensageiro que foi enviado para cumprir uma missão. No caso do bode emissário, Arão colocou as duas mãos sobre sua cabeça e orou sobre ele confessando todas as iniqüidades dos filhos de Israel, todas as suas rebeldias e todos os seus pecados, fazendo assim cair sobre a cabeça do bode emissário, e assim o bode foi enviado ao deserto (Lev. 16:21). Dizer que o bode emissário é Satanás é atribuir a missão da expiação a Satanás, o que é uma aberração, uma distorção anormal, um desvio que leva para longe da verdade e aproxima o aprendiz a um lamaçal, a um labirinto diabólico do qual só Deus poderá tirá-lo e levá-lo a um lugar seguro em Cristo Jesus.
1- O Bode Emissário também fez expiação pelos nossos pecados?
R: Lev. 16:10
2- Quantos bodes foram ofertados ao Senhor em Levítico 16:5?
R: Se o bode emissário também fez expiação, logo a igreja de Deus não tomaria nada que fosse satânico para usar nos trabalhos oferecidos a Deus, de uma vez que os dois bodes foram oferecidos em oferta para o Senhor, como relata o texto de Lev. 16:5. Devemos considerar que o bode emissário se apresenta perante o Senhor, e o mesmo foi consagrado a uma missão pelas mãos de Arão (Lev. 16:7-21)
3- Se a missão do bode emissário era de levar as nossas iniqüidades (Lev. 16:22), qual foi a missão de Jesus Cristo?
R: I Pedro 2:24 / João 1:29
4- O que confirmou o profeta sobre a missão de Cristo? 
R: Isaias 53:4
Pedro diz que Ele levou em seu corpo os nossos pecados e o profeta Isaias confirma ser verdade que Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores, exatamente o que fez o bode emissário (Lev. 16:21-22). Depois que Arão orou com as duas mãos sobre a cabeça do bode, e sobre ele confessou os pecados dos filhos de Israel e todas as suas transgressões, e segundo todos os seus pecados pôs sobre a cabeça do bode, enviou ao deserto, e um homem designado para isso, e ainda diz: E assim aquele bode levará sobre si todas as iniqüidades (v. 22) e em João 1:29 João Batista viu Jesus e disse: Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Isso aconteceu antes de seu batismo. E Mateus 4:1 diz que o Espírito Santo conduziu Jesus ao deserto para ser tentado. Jesus passou por todo esse sacrifício sem pecar, de igual modo o bode emissário, que sem culpa levou para o deserto o pecado do povo de Deus. Assim como Jesus foi levado pelo Espírito Santo, também o bode foi levado por um homem designado (Lev. 16:21 última parte).
5- O bode emissário não tinha pecado, nem iniqüidade sobre seus ombros, mas se submeteu ao sacrifício levando sobre si os pecados do povo de Israel (Lev. 16:22). Havia pecado ou culpa em Jesus para que Ele sofresse e se entregasse ao sacrifício, sofrendo a pena de levar sobre Ele os nossos pecados?
R: I João 3:5
Jesus nunca pecou, apenas assumiu a responsabilidade de se deixar ser ferido pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniqüidades, o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele e pelas suas pisaduras fomos sarados (Isaias 53:5 / Lev. 16:22).
6- O pecado que Jesus levou e assumiu se entregando por nós, implicou Sua santidade?
R: Heb. 9:28
Não. O gesto de Jesus na cruz consumou a sua missão, imaculado e santo foi para o Pai (Atos 7:55). O texto de Hebreus 9:28 diz que sem pecado aparecerá aos que o esperam para a salvação.

Nenhum comentário: